segunda-feira, 30 de maio de 2011

E é aí que a gente aprende mais do que ensina...

Há várias fases nessa jornadade de ser mãe! A parte mais gostosa é que podemos acompanhar dia-a-dia o crescimento e desenvolvimento desses pedacinhos de gente! Cada dia é um novo aprendizado, cada dia é uma nova descoberta, a gente mais aprende do que ensina!
Quando saimos da maternidade a primeira coisa que pensamos ao chegar em casa é: E agora? O que eu faço? por onde eu começo? E se ela chorar e não saber o que é? E se ela tiver com frio? e se ela tiver com febre? e se? e se... E se aprende tudo!
Aprendemos o significado de cada choro (fome, sono, dor, manha..), cada sorriso, cada careta, cada gesto, cada olhar! Tudo é simples! É como se a gente já sentisse antes mesmo de acontecer!
Não vou dizer que é tudo mágico, que exista um pózinho de pirlimpimpim e tudo se resolva, muito pelo contrário! Cada atitude, cada acontecimento exige cuidado, deidicação, amor, conhecimento e paciência, muitaaaaa paciência... Aliás, acho que a paciência é o segredo para nos mantermos inteiras nessa vida materna! Como eu disse antes, nós sabemos o significado de cada coisa que acontece, mas não significa que sabemos resolver tudo! E é ai que entra o papel de MÃE (com todas letras em maiúsculo).... Só uma mãe consegue escutar por longas horas um choro interminável e depois saber que sem aquele choros noturnos o sorriso no começinho da manhã não teria a mesma graça, só uma mãe consegue ficar uma noite inteira sem dormir e mesmo assim querer ficar acordada o dia todo só para ficar pertinho daquele serzinho..
A gente se emociona todos os dias! Um dia eles sorriem diferente, começam a querer falar, querem sentar, querem interagir com o mundo... e o mais importante, começam a nos reconhecer! É mais que gratificante, é inexplicável .. Tudo se enxe de amor, tudo se encaixa, tudo fica claro, tudo vale a pena...
Quando a Vitória compeltou seus 3 meses, um dia antes, ela começou a balbuciar algumas coisas e começou a reconhecer todos que estavam a sua volta.. foi um momento mágico.. e foi assim.. do dia pra noite!
Enfim, aprendemos a ser mais mulher, a valorizar cada dia, crescemos como pessoas, sabemos que alguem depende de nós, que jamais estaremos sozinha, que existem sorrisos sinceros, que existe amor verdadeiro, que somos mais fortes do que imaginavamos, que a vida só vale a pena quando temos alguem para amar!


"Só as mães são felizes..." já dizia Cazuza.

Um comentário: